top of page
| POST

ENTREVISTA: Quem está por trás dos games educacionais?


Hoje os games funcionam como uma importante ferramenta educacional, pois contribuem para dinamizar e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais atraente. Esse modelo de aprendizado se tornou possível graças ao trabalho de profissionais como o Rafael.


Formado no curso de Jogos Digitais pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Rafael Souza Garcia reside em Presidente Prudente e é um dos desenvolvedores de ilustrações, desenhos vetorizados e games da Multimídia Educacional.


Nesta entrevista, o profissional compartilha sobre suas atividades e habilidades que contribuem para o acervo diferenciado e de qualidade da plataforma Creator4all.


#1. Quantos anos você tem e quando iniciou o trabalho na Multimídia Educacional?

Tenho 24 anos e sou formado em Jogos Digitais pela Universidade Unoeste. Por ter esse entendimento de games, fui contratado pela Multimídia no mês de julho de 2020.


Após ter feito a entrevista e testes via on-line, ministrados pela Dani, fui contratado para compor a equipe da empresa, trabalhando de forma remota.


#2. Quais são suas atividades na empresa?

Eu sou responsável por desenvolver ilustrações, desenhos vetorizados e games. Faço a produção de animações de contos, que são histórias para as crianças, e, além disso, desenvolvo atividades para alunos de várias séries também, sempre seguindo planejamentos prévios.


Assim que as demandas são enviadas, que podem ser em formato de quadrinhos, tirinhas, vídeos, animação, gif ou qualquer informação que eu possa desenhar, inicio a produção dos materiais.


#3. Quais programas você utiliza para fazer as criações e quanto tempo demora para fazer uma animação?

Eu costumo utilizar os programas MediBang, Adobe After Effects e Adobe Illustrator.


Em relação ao tempo, depende da complexidade do conteúdo que foi enviado e do formato de criação exigido. O tempo pode variar de 10 minutos a 3 horas, sendo necessário considerar as alterações exigidas e que precisam ser realizadas. Por exemplo, uma vez tive que criar um vídeo de sílabas. Apesar de gostarem do vídeo, tive que fazer diversas correções.


#4. O que te levou a trabalhar com games, jogos digitais?

Eu gosto de desenhos, animações e jogos também. Apesar de ser complicada, eu gosto de programação e estou adquirindo bastante conhecimento.


#5. Você tem planos para o futuro? Você conhece alguém que exerça essa mesma função?

Eu penso em ser quadrinista, assim como o Maurício de Souza. Mas ainda não é uma certeza absoluta, tem um longo caminho a seguir.


Dentre os profissionais do meu setor, que é o Pedagógico, tenho bastante contato com a Dani, os professores Eduardo e Carol, a Camila Graton, o Tiago, procuro sempre falar com a pessoa certa para cada assunto.


#6. Quais foram os seus desafios com relação ao trabalho e a plataforma Creator4all?

Enfrentei alguns desafios no início, principalmente ao fazer animações. Mas, com muita dedicação e estudo, aprendi e conheci as funcionalidades dos programas. Hoje consigo produzi-las, embora esteja sempre aprimorando meus conhecimentos.


A plataforma Creator4all é ótima. Minha experiência com esse software foi bacana, tive acesso por meio de algumas atividades de aulas de geografia e inglês em games que ajudei a desenvolver.


O interessante é que por meio dessa ferramenta, é possível criar aulas de perguntas e respostas, aulas mais dinâmicas.



Rafael Souza Garcia — Reside na cidade de Presidente Prudente, no estado de São Paulo. Entre 2005 e 2016 estudou na Escola Adventista.

Com apenas 24 anos, já é formado no curso de Jogos Digitais pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).


Além de compor o quadro de funcionários da Multimídia Digital, Rafael faz os cursos de Web Designer e da Adobe.


95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mais recentes

bottom of page