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Entrevista: Projeto Integrador: Aplicar a teoria na prática pode ser a melhor maneira de aprender


No universo acadêmico, aplicar a teoria na prática é a melhor maneira de aprender, porque oferece conhecimento, técnica e metodologia ao estudante. 


Os estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), da Fatec de Presidente Prudente, veem esta oportunidade na disciplina de Projeto Integrador.


Professora da disciplina, Ana Carolina Gracioso acredita que o projeto integrador vai além da junção de disciplinas como engenharia de software, programação etc. Para ela, é um trabalho colaborativo entre os estudantes, o professor, a coordenação do curso e a empresa parceira do projeto, que permite aos estudantes desenvolverem competências socioemocionais.


Nesta entrevista, a docente explica como funciona a disciplina Projeto Integrador e como os estudantes lidam com os desafios e o aprendizado.


#1. Qual a importância da disciplina de Projeto Integrador para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?


A disciplina de projeto integrador permite que os estudantes coloquem em prática as habilidades técnicas aprendidas no curso, mas seu principal objetivo é promover as “soft skills” que são habilidades comportamentais relacionadas à maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações, nesse caso corporativas.


#2. Quais são as dificuldades enfrentadas pelos estudantes nessa disciplina?


O maior desafio enfrentado pelos estudantes é a falta de maturidade, já que a maioria tem entre 17 e 18 anos e nunca trabalhou. Inicialmente, eles veem a disciplina como “mais uma” na grade do curso. Porém, rapidamente percebem que ali não serão tratados como estudantes e, sim, como colaboradores de uma equipe. No início, alguns apresentam certa dificuldade com isso, já que na disciplina são incentivados a desenvolverem os conhecimentos necessários.  


#3. Como você vê a superação deles em relação aos desafios?


Como professora, é gratificante ver como eles acabam amadurecendo e desenvolvendo habilidades como autoconfiança, autonomia, capacidade de trabalhar sob pressão, proatividade, capacidade de trabalho em equipe, comunicação, princípios éticos, automotivação e gestão do tempo, entre outras, ao longo do ano letivo.


#4. Qual é a importância da aula prática para a construção do conhecimento do estudante?


As aulas práticas proporcionam aos estudantes a oportunidade de experimentar conceitos e teorias em um ambiente real (ou simulado). Essa experiência ajuda a consolidar o entendimento conectando a teoria com a prática, tornando o aprendizado mais significativo e relevante.


A prática permite aos estudantes receberem feedback imediato, o que lhes permite corrigir erros, melhorar seu trabalho e aprimorar suas habilidades de desenvolvimento de software de forma rápida e eficiente. Além disso, as habilidades adquiridas por meio das aulas práticas são altamente valorizadas no mercado de trabalho de TI. Os estudantes com experiência prática relevante estão mais bem preparados para ingressar na indústria de tecnologia e contribuir de forma significativa para equipes de desenvolvimento de software.


#5. Como você aplica as atividades teórico-práticas em sua disciplina no curso ADS?


No início de cada ano eu me reúno com a empresa parceira Multimídia Educacional e fazemos a discussão dos temas para os projetos. Os temas são demandas reais da empresa condizentes com as competências a serem desenvolvidas naquele ano. É importante ressaltar que a proposta de utilizar problemas reais é meramente para aplicação didática, ou seja, a empresa pode inclusive apresentar um problema que já tenha sido resolvido. O mais interessante é que o uso de problemas reais em geral aumenta muito o engajamento dos estudantes.


#6. Você pode explicar como funciona todo o processo?


Após as definições dos temas, eu organizo os estudantes em equipes e defino o tema de cada uma. Depois disso, cabe a eles realizarem o gerenciamento e execução dos projetos, com meu acompanhamento. A empresa parceira acompanha as entregas incrementais e oferece suporte técnico. Quando um grupo tem dificuldade com determinada tecnologia, um Desenvolvedor formado participa do projeto atuando junto aos estudantes na resolução daquele problema específico, assim como acontece no mundo corporativo.


Também conto com o apoio dos professores das outras disciplinas do curso. No semestre passado, por exemplo, a professora de IHC nos ajudou a melhorar uma interface que não estava muito boa. Já o professor de Programação incluiu em suas aulas uma ferramenta específica que os estudantes precisavam para o projeto.



Ana Carolina Nicolosi da Rocha Gracioso - Atua como professora no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec de Presidente Prudente, município onde reside, e exerce a função de Gerente de Projetos de TI na empresa Multimídia Educacional. 

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