top of page
| POST

ENTREVISTA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO CREATOR4ALL EM DIFERENTES MUNICÍPIOS

Atualizado: 12 de jun. de 2023



Já não restam dúvidas de que a rotina escolar, na conjuntura da pandemia da COVID 19, não voltará exatamente ao padrão que estávamos acostumados. A educação híbrida chegou para ficar.

Diante desse cenário, convidamos o professor Maykou Dias Gomes que coordena projetos de Tecnologia Educacional em 3 cidades para um papo sobre as oportunidades e os desafios da implementação do Creator4All em diferentes municípios.

#1. Para começar, você pode explicar como iniciou sua parceria com a Multimídia Educacional?

Fui convidado pelo professor Eduardo para coordenar uma equipe de professores para criar planos de aulas alinhados à Base Nacional Comum Curricular. Neste projeto que durou um ano, foram mapeadas todas as habilidades da BNCC para criar atividades e aulas específicas para a plataforma Creator4All.

Depois disso, com a experiência na criação das aulas digitais, surgiu a oportunidade de coordenar os projetos de implementação dos municípios.

Dando suporte e monitoramento para os professores que criam suas próprias aulas digitais.

#2. Como funciona a implementação?

É fornecida a plataforma para o município e desde o início da implantação e das reuniões pedagógicas eu faço esse acompanhamento junto aos parceiros e junto da equipe do município que fez a aquisição.

O papel do parceiro está em acompanhar os relatórios e o uso da plataforma e eu faço o contato mais pedagógico com os professores que estão criando as aulas, além de acompanhar como está o desempenho dos alunos na utilização do Creator4All.

#3. Quais são os desafios mais comuns dos professores na adaptação da plataforma?

Às vezes encontramos professores que relutam um pouco em criar aulas digitais, então me reúno com o parceiro e até mesmo com a secretaria de educação para encontrar possíveis soluções para transformar essa experiência mais atrativa para todos. Podendo ser até mesmo uma questão de ajuste com relação ao tempo que o professor tem para produzir o conteúdo, se é o tempo de trabalho dele ou é um trabalho extra que precisa ser feito. Desta forma, alinhamos todas as dificuldades que surgem para alcançar um bom resultado.

#4. Como é implementado o Creator4All em municípios com diferentes realidades?

A primeira reunião é para colher a realidade do município e principalmente dos alunos que irão utilizar a plataforma para entender como é o acesso a tecnologia dessas famílias.

Em um segundo momento, nós fazemos uma análise da realidade da escola para compreender a estrutura de ensino como laboratórios de informática e disponibilidade de internet no local.

Desta forma conseguimos propor qual é a melhor solução para determinada escola e assim gerar o melhor aproveitamento desta tecnologia para professores e alunos.



Maykou Dias Gomes trabalha em parceria com a Multimídia Educacional desde 2020, é formado em pedagogia e possui pós-graduação em Docência no Ensino Superior.

14 visualizações0 comentário

Mais recentes

bottom of page