top of page
| POST

Entrevista: Desafios e aprendizado como resultado no desenvolvimento de relatório customizado



Yan Andrade (19) acredita no poder da tecnologia para criar soluções inovadoras e impactar positivamente a sociedade. Cursando o último ano do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o estudante participou da criação do relatório para a disciplina de Projeto Integrador, da Fatec.


O jovem iniciou sua jornada educacional na Articulação dos Ensinos Médio - Técnico e Superior (AMS), uma modalidade de ensino que permite cursar os Ensinos Médio, Técnico e Superior em até cinco anos. Esse modelo é ofertado pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo, administradas pelo Centro Paula Souza (CPS).


Nesta entrevista, o estudante conta sua paixão por programação e tecnologias, além da experiência e os desafios para executar a proposta da disciplina de Projeto Integrador. Nela, precisava desenvolver um produto que resolvesse um problema real. E assim sua equipe desenvolveu o relatório, uma atividade proposta pela Multimídia Educacional.


#1. Como surgiu a proposta para fazer o relatório?


A proposta para elaborar o relatório surgiu a partir da iniciativa da professora Ana Carolina, responsável pela disciplina de Projeto Integrador no Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ela nos apresentou duas necessidades da Multimídia Educacional, parceira da Fatec: a criação de um relatório de atividades dos alunos e um chat para a plataforma. Essas demandas despertaram o interesse da minha equipe em desenvolver o relatório.


#2. Quanto tempo durou para fazer o projeto?


O processo de desenvolvimento do produto demandou cerca de três meses dedicados ao estudo das tecnologias necessárias e aproximadamente sete meses para a implementação completa do projeto.


#3. Quais foram os desafios para desenvolver o produto?


De início, enfrentamos diversos desafios, pois estávamos pouco familiarizados com as tecnologias necessárias para a realização do projeto. Felizmente, contamos com a valiosa ajuda de uma estagiária da Multimídia Educacional, que nos orientou sobre por onde começar e quais áreas deveríamos estudar, o que nos proporcionou uma valiosa lição sobre a realidade do mercado de trabalho, com seus momentos desafiadores e gratificantes.


#4. Quais foram as dificuldades e como você lidou com elas?


Ao longo do projeto, enfrentamos momentos de dificuldade, nos quais parecia que nada dava certo. No entanto, esses momentos nos ensinaram a perseverar e trabalhar em equipe, características essenciais para o sucesso em qualquer empreendimento. Ao término do projeto, fomos reconhecidos não apenas pelo trabalho realizado, mas também pelo esforço e pela colaboração em equipe. Sou imensamente grato à Multimídia Educacional por nos proporcionar esse desafio e por reconhecer nosso empenho.


#5. Quais são os seus planos futuros?


No futuro, almejo estabelecer-me em um emprego sólido como programador, utilizando as habilidades e conhecimentos adquiridos durante minha formação e experiências anteriores.


#6. O que te levou à escolha do curso?


Minha escolha pelo curso foi motivada pela minha paixão pela tecnologia, que sempre me fascinou pela sua capacidade de transformar o mundo e facilitar a vida das pessoas. Acredito no poder da tecnologia para criar soluções inovadoras e impactar positivamente a sociedade. 





Yan Andrade - Nasceu em São Paulo, mas agora reside em Pirapozinho. 


Atualmente, está no último ano do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec, se dedicando ao máximo para se tornar um profissional de destaque na área de tecnologia da informação. 


Apaixonado por programação e tecnologia, iniciou sua jornada educacional enquanto frequentava a Etec. Dedicou-se ao curso de Desenvolvimento de Sistemas, absorvendo o máximo de conhecimento e aprimorando habilidades técnicas.

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mais recentes

bottom of page