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Entrevista: A educação musical é necessária para o desenvolvimento da aprendizagem da criança



A música é para todos, ela é terapêutica. Essencial, ela cura e transforma. É nisto que a professora de música, Grasiela dos Santos, acredita e também compartilha com todos.


Grasiela teve o despertar para a profissão por conta de uma amiga, que dizia que ela era uma excelente professora, pois facilitava o que era complicado, traduzindo tudo para uma linguagem mais simples.


Nesta entrevista, a docente fala do poder da música no ensino-aprendizagem, além da parceria com a Multimídia Educacional.


#1. De qual forma a música contribui para o aprendizado, para educação infantil?

De diversas formas. Primeiro, ela aproxima as crianças, e elas amam. 


A música tem a ferramenta musical como estratégia para aprendizagem, fazendo com que a criança participe da atividade sem questionar. Faz parte do mundo infantil, e, quando você propõe algo musical, ela entende que é gostoso.


Primeiro ela canta, bate palma, brinca e, depois, eu aplico um conteúdo pedagógico. A criança vai aprender um conteúdo específico, de uma maneira lúdica e muito prática. Criança gosta de movimento, gosta de brincar, então a música fixa bastante no que você quer que ela aprenda, assim formando seres humanos com uma escuta ativa.


#2. Como você conheceu a Multimídia Educacional? 

Eu conheci por meio do meu ex-aluno e parceiro de trabalho, Maykou, que hoje atua na Multimídia. Depois, participei de uma reunião com o professor Eduardo sobre um material de música que ele gostaria de produzir e complementar um produto já existente.


Logo em seguida, o Evandro me enviou um convite para fazer as formações dos professores sobre a Coleção Educação Musical do Creator4all, que é o material didático impresso. Eu coordenei algumas aulas on-line em diferentes municípios.


#3. Como foram essas formações? 

Convidei meus estudantes adultos, de um projeto que faço parte, para fazer uma interação. Na hora da live, eu apliquei a atividade da apostila para esses estudantes, para que todos entendessem que eu não utilizei nenhum instrumento. Usei nas interações o corpo e expliquei as noções básicas. Quais são essas noções? São parâmetros do som e silêncio, ritmo e pulsação. 


Para fazer isso, eu posso usar objetos da cozinha (colher, prato), carteira ou até o próprio corpo (bater palmas). Eu posso levar objetos sonoros, apito, não preciso necessariamente saber tocar um instrumento. Existem professores com noção musical, então para esses o conteúdo da apostila é tranquilo. Já os que não têm esse saber, tiveram acesso às formações para compreender qual é o caminho a seguir.


#4. Qual sua percepção sobre os materiais impressos da Educação Musical da Multimídia Educacional? 

Os materiais foram muito bem elaborados, seguindo parâmetros essenciais para o desenvolvimento de toda a parte da educação musical. É um material que veio para contribuir e complementar o ensino regular. 


Os livros têm uma continuidade. O 1º ano aprende um conteúdo específico, o 2º ano é a continuidade do 1º ano, etc.


A  música é necessária para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, não só na questão musical, mas no geral, complementa e muito para o ensino-aprendizagem. 


#5. Qual sua opinião sobre os desafios dos professores em relação à plataforma Creator4all?

Acredito que seja em reverter o pensamento errôneo de muitos professores em relação ao ensino da música. A formação do professor peca em não ter a grade de música incluída. A licenciatura precisava ter esse conhecimento nas formações. 


O desafio, não apenas quanto à plataforma, mas no geral, é trabalhar essa questão e mudar a visão: não precisa ser formado em música para dar aula de educação musical nas escolas, precisa entender a pedagogia, a didática. Precisa, sim, buscar o conhecimento e estudar o conteúdo a ser aplicado.


Nesse sentido, quando é feita uma formação, o campo de visão dos docentes é ampliado. Por exemplo, você passa a entender que não precisa tocar um instrumento, pode usar objetos ou o corpo para fazer som. 


#6. Quais são os benefícios da Educação Musical para o estudante?

A melhora da coordenação motora, a questão da memória — no estímulo de trabalhar os dois lados do cérebro, porque a música tem essa capacidade. Além disso, são trabalhadas a lateralidade, a concentração e outras funções.



Grasiela dos Santos — Formada em Licenciatura Pedagogia pela Faculdade Ranchariense - FRAN. Pós-graduada em Educação Musical, Arte e Educação, além de cursos específicos de expressão cênica, técnica vocal e prática de música coletiva.


Professora de música no Projeto Guri há 19 anos. Formadora de cursos de extensão, pós-graduação, formação para professores usando a música como ferramenta pedagógica - metodologia ativas. Além disso, possui experiência de mais de 17 anos com Educação Musical, de mais de 15 anos como Educadora Social e de Coro Cênico, e mais de 4 anos com Formação para Professores de Ensino Fundamental e Médio.

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