top of page
| POST

4 Benefícios do bilinguismo na infância




Falar duas línguas é extremamente valorizado em um mundo cada vez mais globalizado, e estudos comprovam que o bilinguismo tem efeitos positivos no desenvolvimento infantil.


Segundo os cientistas, as crianças expostas desde muito cedo a duas línguas crescem como se tivessem dois seres monolíngues alojados dentro do seu cérebro, que, quando bem equilibrados, proporcionam uma certa vantagem de pensamento sobre crianças monolíngues.


Outros especialistas sustentam que as crianças expostas a vários idiomas são mais criativas e desenvolvem melhor as habilidades de resolução de problemas. Falar um segundo idioma, ainda que seja só durante os primeiros anos de vida da criança, a ajudará a programar os circuitos cerebrais para que lhe seja mais fácil aprender novos idiomas no futuro.


Não se pode obrigar que a criança o fale. O importante, a princípio, é que a criança ouça sempre e se familiarize com ele pouco a pouco, sem pressas nem obrigações.


Confira 4 vantagens de ser uma criança bilingue!


1- Comunicação

A capacidade de comunicação com os pais, familiares, e com mais pessoas quando viajam ou convivem com pessoas estrangeiras. Somando-se a isso, as crianças bilingues têm duas vezes mais capacidade de ler e escrever, e seu conhecimento é mais amplo pelo seu maior acesso à informação global.


2- Cultural

O acesso a duas culturas diferentes. À literatura, às histórias, diferentes comportamentos, tradições, conversações, meios de comunicação, etc.


3- Conhecimento

Quanto mais conhecimento, mais desenvolvido será o raciocínio de uma criança bilingue. Através dele, podem ser mais criativos, mais flexíveis, e adquirir uma mente mais aberta ao mundo e aos demais.


4- Oportunidades

As portas do mercado de trabalho se abrirão e oferecerão mais oportunidades às pessoas bilingues, num futuro.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mais recentes

bottom of page