top of page
| POST

Vivência, aprendizado e protagonismo na APAE de Rancharia: Avanços na alfabetização com o Caderno 2 do Alfabetiza Já

  • Foto do escritor: Thaisa Atilio
    Thaisa Atilio
  • 2 de dez.
  • 4 min de leitura

Atualizado: há 10 horas


ree

A APAE de Rancharia (SP) realizou um evento especial para marcar o encerramento do Caderno 2 do livro Alfabetiza Já, da Multimídia Educacional.


Além de exposições do trabalho dos estudantes, o momento contou com a presença das supervisoras da APAE Uelida Budisk e Maria Angela, do palestrante prof. Adriano Jardim e do veterinário licenciado, Denis Fernando de Oliveira Silva, que apresentou animais silvestres para enriquecer a experiência pedagógica e aproximar o conteúdo do livro da vivência real dos alunos.


Os estudantes também puderam ver cartazes e painéis com suas próprias produções ao longo do caderno, reforçando o protagonismo e a valorização do percurso de aprendizagem.


Um encerramento que aproximou teoria e vivência


O tema dos animais, presente no Caderno 2, ganhou vida durante o evento. Com a presença do veterinário licenciado, os estudantes puderam:

  • observar de perto animais silvestres,

  • relacionar o conteúdo da apostila com características reais dos animais,

  • fazer perguntas e interagir de forma segura e orientada,

  • reforçar conceitos vistos em sala.


Os cartazes expostos traziam registros de atividades, exercícios, vocabulários trabalhados e produções sobre o tema, mostrando o desenvolvimento dos estudantes ao longo do caderno.



Direção: formações, rotina pedagógica e impacto do material


A diretora Maria Cristina Dias Rosa Paula, gestora da APAE, destacou o impacto do Alfabetiza Já e da formação dos professores:


“Tem contribuído de forma riquíssima. De início, eu quero falar um pouquinho sobre a formação que os professores receberam para manusear, para organizar as suas aulas, para que esse produto chegasse até a mão do nosso aluno.”


Ela também comentou sobre mudanças concretas nas práticas pedagógicas:

“As mudanças foram inúmeras. A criatividade de cada educador fez toda a diferença, as adaptações (...) Foi muito rico esse material, esse apoio aos nossos educadores. Facilitou a vida deles na questão de ter estratégias para desenvolver certos conteúdos.”


Sobre o tema dos animais — diretamente relacionado ao evento — a diretora observou:

“As crianças adquiriram conhecimento. (...) A parte oral contribuiu muito. Eles chegam contando fatos sobre os animais, características que aprenderam.”


Ao final, registrou seu agradecimento:

“Agradeço à Multimídia por nos proporcionar este ano de 2025 todo o material para nossos 47 alunos, a formação para nossos professores e o acompanhamento de perto.”



Coordenação pedagógica: avanços na aprendizagem e adaptações


A coordenadora Roseli Luch Chweszczuk reforçou como o material tem sido um guia para o trabalho da equipe:

“Esse material veio para contribuir com o desenvolvimento dos nossos alunos, com uma educação moderna, de qualidade e comprometida.”


Sobre o conteúdo do caderno encerrado, Roseli destacou:

“Nesse último livro que eles estão finalizando agora, tem marcado muito o conhecimento da oralidade dos nossos alunos a respeito dos animais e suas características. Tem enriquecido muito o vocabulário.”


Ela também falou sobre o processo de adaptação:

“Cada atividade é para um aluno único. Os professores adaptam no concreto, no lúdico, através de vídeo, fora da sala de aula. Tem enriquecido muito o trabalho do professor e a aprendizagem dos nossos alunos.”



Professoras: resultados reais na leitura, escrita e autonomia


Marlia Aparecida Alexandre Tocunaga

“Foi muito positivo trabalhar com o livro Alfabetiza Já. As atividades favoreceram a participação, o interesse e a consolidação dos conteúdos.”

“Tenho uma aluna que era pré-silábica e agora já está conseguindo as iniciais das palavras, com o som, com as atividades da apostila.”


Sobre o projeto dos animais, diretamente ligado ao evento:

“Eles ficaram muito entusiasmados com as atividades de simetria. Trabalha matemática, lateralidade, metade do animal, cores. Foi muito boa.”


Mônica Borges de Oliveira Mota

“O Alfabetiza Já tem contribuído para a autonomia, habilidade e criatividade dos meus alunos.”

“Eles gostam das parlendas. Eu ampliei os textos para facilitar o entendimento. Eles têm desenvolvido muito bem a leitura.”


“Alguns alunos já desenvolveram autonomia para fazer as atividades.”

Quando sintetizou o efeito do material, foi objetiva:

“Tudo de bom. Entrou na nossa vida e tem feito efeito.”


Solange Maria Dorini de Oliveira

“É um trabalho direcionado para os alunos e fica mais fácil ensinar leitura e escrita. Muitos alunos conseguiram aprender a ler e escrever através do livro.”


“Eles gostam das atividades das palavras iniciais, finais, do álbum de figurinha e das parlendas.”



Estudantes: relatos cheios de significado


A estudante Aline Santana Alves, de 31 anos, resumiu sua experiência:

“O livro Alfabetiza Já é muito bom porque me ajuda a aprender a ler e a escrever. Ele tem atividades fáceis e divertidas.”


O estudante Michael Alexandre Gomes da Costa, 13 anos, falou sobre o projeto que mais gostou:

“Pãozinho de cada escrita. Porque é muito legal de cozinhar. Gostei dele.”


E sobre participar da rotina com a turma e a professora:

“É muito divertido para mim  participar com meus amigos e com a professora.”



Um fechamento que celebrou conquistas e ampliou o olhar


O encerramento do Caderno 2 reuniu:

  • a vivência com animais silvestres, conduzida com segurança por um veterinário licenciado;

  • a exposição de cartazes e produções dos estudantes;

  • os relatos de avanço nas aprendizagens, compartilhados por direção, coordenação, professoras e estudantes.


O livro Alfabetiza Já tem fortalecido a prática pedagógica, ampliado a oralidade e o vocabulário, facilitado o trabalho dos professores e promovido avanços reais na leitura e na escrita dos alunos da APAE de Rancharia.



 
 
 

Mais recentes

bottom of page