Vivência, aprendizado e protagonismo na APAE de Rancharia: Avanços na alfabetização com o Caderno 2 do Alfabetiza Já
- Thaisa Atilio
- 2 de dez.
- 4 min de leitura
Atualizado: há 10 horas

A APAE de Rancharia (SP) realizou um evento especial para marcar o encerramento do Caderno 2 do livro Alfabetiza Já, da Multimídia Educacional.
Além de exposições do trabalho dos estudantes, o momento contou com a presença das supervisoras da APAE Uelida Budisk e Maria Angela, do palestrante prof. Adriano Jardim e do veterinário licenciado, Denis Fernando de Oliveira Silva, que apresentou animais silvestres para enriquecer a experiência pedagógica e aproximar o conteúdo do livro da vivência real dos alunos.
Os estudantes também puderam ver cartazes e painéis com suas próprias produções ao longo do caderno, reforçando o protagonismo e a valorização do percurso de aprendizagem.
Um encerramento que aproximou teoria e vivência
O tema dos animais, presente no Caderno 2, ganhou vida durante o evento. Com a presença do veterinário licenciado, os estudantes puderam:
observar de perto animais silvestres,
relacionar o conteúdo da apostila com características reais dos animais,
fazer perguntas e interagir de forma segura e orientada,
reforçar conceitos vistos em sala.
Os cartazes expostos traziam registros de atividades, exercícios, vocabulários trabalhados e produções sobre o tema, mostrando o desenvolvimento dos estudantes ao longo do caderno.
Direção: formações, rotina pedagógica e impacto do material
A diretora Maria Cristina Dias Rosa Paula, gestora da APAE, destacou o impacto do Alfabetiza Já e da formação dos professores:
“Tem contribuído de forma riquíssima. De início, eu quero falar um pouquinho sobre a formação que os professores receberam para manusear, para organizar as suas aulas, para que esse produto chegasse até a mão do nosso aluno.”
Ela também comentou sobre mudanças concretas nas práticas pedagógicas:
“As mudanças foram inúmeras. A criatividade de cada educador fez toda a diferença, as adaptações (...) Foi muito rico esse material, esse apoio aos nossos educadores. Facilitou a vida deles na questão de ter estratégias para desenvolver certos conteúdos.”
Sobre o tema dos animais — diretamente relacionado ao evento — a diretora observou:
“As crianças adquiriram conhecimento. (...) A parte oral contribuiu muito. Eles chegam contando fatos sobre os animais, características que aprenderam.”
Ao final, registrou seu agradecimento:
“Agradeço à Multimídia por nos proporcionar este ano de 2025 todo o material para nossos 47 alunos, a formação para nossos professores e o acompanhamento de perto.”
Coordenação pedagógica: avanços na aprendizagem e adaptações
A coordenadora Roseli Luch Chweszczuk reforçou como o material tem sido um guia para o trabalho da equipe:
“Esse material veio para contribuir com o desenvolvimento dos nossos alunos, com uma educação moderna, de qualidade e comprometida.”
Sobre o conteúdo do caderno encerrado, Roseli destacou:
“Nesse último livro que eles estão finalizando agora, tem marcado muito o conhecimento da oralidade dos nossos alunos a respeito dos animais e suas características. Tem enriquecido muito o vocabulário.”
Ela também falou sobre o processo de adaptação:
“Cada atividade é para um aluno único. Os professores adaptam no concreto, no lúdico, através de vídeo, fora da sala de aula. Tem enriquecido muito o trabalho do professor e a aprendizagem dos nossos alunos.”
Professoras: resultados reais na leitura, escrita e autonomia
Marlia Aparecida Alexandre Tocunaga
“Foi muito positivo trabalhar com o livro Alfabetiza Já. As atividades favoreceram a participação, o interesse e a consolidação dos conteúdos.”
“Tenho uma aluna que era pré-silábica e agora já está conseguindo as iniciais das palavras, com o som, com as atividades da apostila.”
Sobre o projeto dos animais, diretamente ligado ao evento:
“Eles ficaram muito entusiasmados com as atividades de simetria. Trabalha matemática, lateralidade, metade do animal, cores. Foi muito boa.”
Mônica Borges de Oliveira Mota
“O Alfabetiza Já tem contribuído para a autonomia, habilidade e criatividade dos meus alunos.”
“Eles gostam das parlendas. Eu ampliei os textos para facilitar o entendimento. Eles têm desenvolvido muito bem a leitura.”
“Alguns alunos já desenvolveram autonomia para fazer as atividades.”
Quando sintetizou o efeito do material, foi objetiva:
“Tudo de bom. Entrou na nossa vida e tem feito efeito.”
Solange Maria Dorini de Oliveira
“É um trabalho direcionado para os alunos e fica mais fácil ensinar leitura e escrita. Muitos alunos conseguiram aprender a ler e escrever através do livro.”
“Eles gostam das atividades das palavras iniciais, finais, do álbum de figurinha e das parlendas.”
Estudantes: relatos cheios de significado
A estudante Aline Santana Alves, de 31 anos, resumiu sua experiência:
“O livro Alfabetiza Já é muito bom porque me ajuda a aprender a ler e a escrever. Ele tem atividades fáceis e divertidas.”
O estudante Michael Alexandre Gomes da Costa, 13 anos, falou sobre o projeto que mais gostou:
“Pãozinho de cada escrita. Porque é muito legal de cozinhar. Gostei dele.”
E sobre participar da rotina com a turma e a professora:
“É muito divertido para mim participar com meus amigos e com a professora.”
Um fechamento que celebrou conquistas e ampliou o olhar
O encerramento do Caderno 2 reuniu:
a vivência com animais silvestres, conduzida com segurança por um veterinário licenciado;
a exposição de cartazes e produções dos estudantes;
os relatos de avanço nas aprendizagens, compartilhados por direção, coordenação, professoras e estudantes.
O livro Alfabetiza Já tem fortalecido a prática pedagógica, ampliado a oralidade e o vocabulário, facilitado o trabalho dos professores e promovido avanços reais na leitura e na escrita dos alunos da APAE de Rancharia.






