top of page
| POST

Rancharia (SP) Transforma Educação Infantil com Música: Formação contínua de professores eleva práticas pedagógicas

  • Foto do escritor: Thaisa Atilio
    Thaisa Atilio
  • 10 de nov
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23h

ree

A Educação Musical está transformando as salas de aula em Rancharia (SP). No dia 10 de novembro, a Rede Municipal realizou mais uma etapa da formação em Educação Musical, consolidando o trabalho desenvolvido ao longo do 2º semestre em creches, pré-escolas e salas de leitura. 


A iniciativa faz parte das ações da rede municipal de ensino de Rancharia, conduzidas pela Prefeitura e pela Secretaria Municipal de Educação, com a implantação do material de Educação Musical desenvolvido pela Multimídia Educacional e fornecido pela Saber Total Distribuidora. Descubra como essa formação contínua está empoderando professores e potencializando o aprendizado das crianças!


Formação prática e impacto no dia a dia


A vice-diretora Roberta do Valle destaca que, a cada encontro, as professoras se sentem mais seguras para trabalhar a música de forma prática:


“No começo havia timidez, mas com as formações elas passaram a experimentar mais. Uma professora incentiva a outra, compartilhando músicas e dinâmicas que levam para a sala.”

Segundo ela, o repertório ampliado refletiu diretamente na rotina das crianças, que passaram a reconhecer e pedir pelas músicas, inclusive em casa.


Mudanças percebidas nas práticas pedagógicas


Para o professor Valdinei, coordenador pedagógico, a formação reforçou aspectos importantes da prática docente:

“Percebemos maior engajamento das professoras, ampliação do repertório musical e mais cuidado com a organização do espaço e com o uso da voz.”


Ele também observa avanços na atenção, na participação e na alegria das crianças durante as atividades musicais.


Música como apoio à rotina e à aprendizagem


Na Sala de Leitura, a música passou a ser utilizada como apoio à organização da aula e à contação de histórias:

“Quando o tom da música vai diminuindo, as crianças já entendem que é o momento de ouvir a história. Isso melhorou muito a disciplina.”


A professora relata ainda que a formação trouxe mais confiança, inclusive para aquelas que antes tinham receio de cantar com as turmas.


Formação contínua como reforço pedagógico


Os educadores avaliam a formação como um suporte importante, especialmente por acontecer ao longo do ano, fortalecendo práticas já existentes e trazendo novas possibilidades para o trabalho com a Educação Infantil.



 
 
 

Comentários


Mais recentes

bottom of page