Outubro Rosa: Um toque de informação que pode mudar sua vida
- Ana Paula Prati
- 20 de out. de 2022
- 1 min de leitura

Outubro Rosa é uma campanha anual que visa compartilhar informações e promover a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama para toda a sociedade.
Por causa da pandemia de covid-19, os números relacionados à doença não são otimistas, uma vez que a procura pela mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS) continua em queda. Entre 2019 e 2020 teve uma queda de 41% da demanda pelo exame.
Apesar das notícias não serem tão boas, nesse mês de outubro, todos os olhos estão voltados para esse tema. Por isso, mobilizar a população se torna essencial. Precisamos compartilhar dados preventivos, olhar para a saúde da mulher com atenção, lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional.
São anos de movimento. Para se ter uma ideia, a mobilização teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura", na cidade de Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Ao longo dos anos, organizações privadas e públicas aderiram à causa.
A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo. No Brasil, a primeira ação foi realizada no parque Ibirapuera, em São Paulo, no ano de 2002, com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.
Diagnóstico Quando diagnosticado de forma precoce, as chances de cura aumentam em 90% e possibilita que a pessoa leve uma vida com qualidade. Por essa razão, faça o exame de toque e a mamografia.
Cuide de sua saúde! E marque uma amiga para ler essa mensagem!










Comentários