top of page
| POST

Novembro Azul

  • Ana Paula Prati
  • 1 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

Agora é a vez deles! O Novembro Azul chegou e precisamos conversar sobre a saúde masculina. 💙


➡️Falar da saúde do homem costuma ser tabu e isso precisa ser quebrado. A figura masculina ainda é entendida por muitos como indestrutível, viril, que não precisa de cuidados. 🧔‍♂️Fazer exame de próstata? Por muito tempo e para uma parcela deles, era impensável.


➡️Mas, no decorrer dos anos, a campanha "Novembro Azul", que alerta a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce nas fases iniciais do câncer de próstata; ajudou a trazer a visibilidade para a discussão do tema.


➡️Em 2021, o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Omens, encomendou uma pesquisa ao Datafolha para descobrir os entendimentos dos brasileiros em relação ao câncer de próstata e o toque retal. Apesar do dado positivo, de que 95% dos entrevistados reconhecem a importância do toque retal para o diagnóstico precoce da doença, 9% dos homens ainda acredita que realizar o exame interfere na sua masculinidade.


➡️Ainda de acordo com a pesquisa, 11% dos entrevistados disseram acreditar que quem faz este exame pode ficar impotente. Por isso, quanto mais pessoas, sejam homens ou mulheres, se conscientizarem, melhor! Câncer de próstata é sério e é o segundo que mais mata homens, atrás do câncer de pulmão.


Como tudo começou 📄

De um encontro entre dois amigos em um pub em Melbourne, na Austrália, nasceu o movimento Novembro Azul, em 2003. A brincadeira entre Travis Garone e Luke Slatter, se ficariam bem de bigode – fora de moda na época, foi o pontapé inicial da campanha que se expandiu pelo mundo.


🎗Inspirados pela campanha da mãe de um colega, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, os amigos tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização sobre a saúde da população masculina. O mês de novembro foi escolhido porque daria tempo de deixar o bigode crescer e, no dia 17, comemorava-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. E a partir desse ano, a história e o movimento foram se espalhando ainda mais.


🎗Cinco anos depois, a campanha chegou ao Brasil, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia. Já imaginando a recepção negativa acerca do tema e com o intuito de quebrar tabus sobre o toque retal, a primeira campanha teve como lema “Um Toque, Um Drible”, com objetivo de criar consciência sobre a doença e incentivar os homens a se consultarem e a fazerem o exame.


🎗O Novembro Azul no Brasil expandiu e, hoje, é marcado por diversas ações de divulgação sobre o câncer de próstata, envolvendo empresas de todos os setores.


➡️Topa um desafio? Cuide da sua saúde e conte aqui sua percepção sobre o tema!



 
 
 

Comentários


Mais recentes

bottom of page