top of page
| POST

Modelos de gestão escolar e como aplicá-los



Garantir a evolução do processo de ensino-aprendizagem é uma meta e o papel de uma instituição de ensino. Para que isso ocorra, as ações que envolvem o mundo educacional devem estar pautadas em cinco áreas fundamentais da Gestão Escolar: pedagógica, administrativa, financeira, recursos humanos e de comunicação.


No entanto, vale lembrar, que o modelo de gestão escolar dependerá da realidade de cada instituição de ensino e do seu corpo pedagógico. Saiba mais sobre cada um desses pilares:


➡️Pedagógico

Refere-se ao planejamento e definição de metas do processo de ensino, estabelecendo diretrizes ao corpo docente, com intuito de melhorar e inovar as práticas pedagógicas.


➡️ Administrativa

Garante o uso correto dos recursos físicos e financeiros da instituição, além de sinalizar as necessidades das escolas e cursos, garantindo que bons materiais sejam utilizados em prol da educação de qualidade.


➡️Financeira

Sem ela, a escola não sobrevive. A Gestão Financeira é responsável pelo orçamento da instituição, distribuindo-o de forma organizada para que atenda as necessidades de todos os setores, sem que ocorra inadimplência.


➡️Recursos Humanos

Tem o papel de manter o bom relacionamento entre o público interno e externo da instituição. Essa área ainda detém a tarefa de motivar a equipe de colaboradores e manter os professores engajados com o projeto de ensino adotado.


➡️Comunicação

Propicia a comunicação entre instituição e seu público, interno e externo, no âmbito e físico e digital. O seu papel é não deixar que ocorram ruídos na troca de informações, além de desenvolver a identidade da instituição de ensino. São diversos os instrumentos a serem utilizados na comunicação como: mural, newsletter, reuniões, eventos, aplicativos de comunicação, redes sociais etc.


Compartilhe com um coordenador escolar!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mais recentes

bottom of page