Entrevista: “Utilização de materiais didáticos complementares, bem estruturados e apoiados por tecnologias, podem potencializar o ensino e a aprendizagem”
- Ana Paula Prati
- 29 de out. de 2024
- 3 min de leitura

Recentemente, a equipe da empresa Multimídia Educacional, sob a liderança de Maykou Dias Gomes, levou o projeto Formação Educacional aos educadores da cidade de Pirapora do Bom Jesus.
Com a aquisição do material pedagógico físico e digital, foi realizada uma formação. Uma equipe da empresa se deslocou até o município para realizar o processo de implantação, apresentando o material e sugerindo formas de trabalho.
Nesta entrevista, Maycou explica a importância do projeto, dos materiais e da plataforma Creator4all, que pode ser utilizada em qualquer ambiente.
#1. Como foi ministrar o curso de Formação Educacional na cidade de Pirapora do Bom Jesus?
Foi uma experiência extremamente enriquecedora. A cidade possui uma comunidade educacional dedicada, e o engajamento dos professores foi notável. A interação e o interesse demonstrados durante as atividades refletem o comprometimento dos educadores em aprimorar suas práticas pedagógicas, o que foi inspirador para todos os envolvidos.
No meu discurso, abordei a importância de um planejamento educacional sólido, destacando a necessidade de adaptar os métodos de ensino às realidades específicas de cada sala de aula. Também enfatizei como a utilização dos nossos materiais didáticos complementares, bem estruturados e apoiados por tecnologias, podem potencializar o aprendizado, especialmente em áreas como música e produção de texto.
#2. A formação visa atender às necessidades específicas de cada grupo de professores. Na sua opinião, o objetivo foi alcançado?
Eu acredito que alcançamos esse objetivo. Esforçamo-nos para adaptar os conteúdos da formação às realidades e desafios enfrentados diariamente pelos professores. Por meio de discussões e interações práticas, foi possível abordar questões específicas, proporcionando aos docentes ferramentas aplicáveis diretamente em suas rotinas pedagógicas.
Nessas ocasiões, é fundamental evidenciar ao professor que ele não deve ver a implantação do material como apenas mais um. Pelo contrário, não se trata apenas de mais um material, mas de uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades essenciais para a resolução de problemas.
#3. Quais são as principais dúvidas dos docentes?
As principais dúvidas dos docentes estão relacionadas à aplicação prática das teorias apresentadas, especialmente quanto ao uso de tecnologias digitais em sala de aula e à integração de novos métodos de ensino. Muitos também questionam como adaptar essas abordagens às diferentes faixas etárias e contextos socioeconômicos dos estudantes, considerando que muitos ainda não têm acesso à internet.
É neste contexto que se destaca o nosso diferencial: as bibliotecas de aulas da plataforma Creator4all funcionam tanto no formato on-line como off-line, permitindo que os estudantes façam suas atividades sem a necessidade de uma conexão contínua à internet.
#4. O projeto e os materiais fazem diferença no ensino?
Eu acredito que projetos como este são fundamentais para promover mudanças significativas no ensino. E o diferencial da Editora Multimídia Educacional consiste em oferecer essas formações, principalmente nesse formato presencial. Elas oferecem aos professores novas perspectivas e ferramentas, além de incentivar a reflexão sobre práticas pedagógicas atuais. Ao integrar novas abordagens e tecnologias, conseguimos renovar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e eficaz.
Materiais bem desenvolvidos, contextualizados e voltados para a prática, facilitam a compreensão dos conteúdos tanto para professores quanto para alunos. Eles servem como guias estruturados que podem ser adaptados às necessidades específicas de cada turma, tornando o aprendizado mais acessível e significativo. Além disso, todo o nosso conteúdo está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
#5. De que forma as tecnologias digitais estão sendo incorporadas no ensino?
Além dos livros impressos com atividades para os estudantes e orientações para os docentes, as coleções incluem jogos interativos exclusivos e de acesso on-line, com atividades avaliativas que ajudam no diagnóstico das dificuldades dos alunos e motivam sua aprendizagem. As atividades são contextualizadas com os temas trabalhados nas unidades, apresentando desafios pontuados com feedbacks de acerto e erro para incentivar a participação. O material digital explora a sensibilidade dos estudantes através de estímulos visuais e sonoros, complementando a experiência e aumentando o interesse nos estudos.
A tecnologia tem de ser acessível a todos. O Creator4all, por exemplo, foi criado para atender essa necessidade. Uma plataforma inclusiva que oferece recursos de acessibilidade, como narração, audiodescrição, legendas, língua brasileira de sinais.
#6. Qual é o diferencial das coleções "Como se Escreve", "Produção de Texto" e "Educação Musical"?
O diferencial dessas coleções está na abordagem prática e interativa que oferecem. "Como se Escreve" e "Produção de Texto" focam no desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos, com atividades que estimulam a criatividade e o pensamento crítico. A "Educação Musical", por sua vez, incorpora elementos teóricos e práticos, utilizando tecnologias digitais para enriquecer a experiência do aprendizado na Arte, na Música e na visão crítica do estudante. Todas essas coleções são projetadas para serem flexíveis, permitindo que os professores adaptem os materiais às necessidades de suas turmas.

Maykou Dias Gomes — Presta serviço de assessoria e suporte a parceiros com a Multimídia Educacional desde 2020, é formado em pedagogia e possui pós-graduação em Docência no Ensino Superior.
Comments