top of page
| POST

ENTREVISTA: Recursos didáticos tecnológicos como um instrumento de alfabetização

  • Ana Paula Prati
  • 23 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de out. de 2023


ree

Com uma carreira consolidada na área de informática educacional, o coordenador da empresa Wap, Renato Gambini, sabe da importância dos recursos didáticos tecnológicos como um instrumento de alfabetização.


Nesta entrevista, o profissional compartilha suas experiências na área e da parceria com a Multimídia Educacional.


#1. Quando você iniciou o trabalho na área de tecnologia educacional?

Iniciei o trabalho na área de informática educacional como monitor em informática em 2004. Trabalhei para algumas empresas e hoje faço parte do time da Wap.


Por falar em equipe, 90% dela é formada por monitores que possuem formação na área de pedagogia, de magistério ou outra relacionada à educação.


#2. Como foi o seu primeiro contato com a Multimídia Educacional?

O primeiro contato com a Multimídia foi por intermédio da empresa para qual trabalho, Master Public. Já a primeira experiência com o software Creator4all eu tive com o Tiago, da Multimídia, em um curso realizado em Avaré.


Na ocasião, o Tiago explicou todas as funcionalidades do programa.


#3. Como você utilizou o Creator4all?

Depois da capacitação e do período de adaptação, começamos a utilizar o software.


Para se ter uma ideia, hoje, atuamos em 23 escolas do 1º ao 5º ano e mais 16 creches. Os professores montam a aulas e enviam para mim. Em seguida, repasso aos monitores para criarem as atividades no software.


Neste ano, o Creator4all está sendo bastante utilizado pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), de maneira on-line e off-line.


#4. O Creator4all é utilizado de forma on-line ou off-line?

Utilizamos o Creator4all 100% off-line, exceto no ensino do EJA.


Com os alunos do 1º ao 5º ano, buscamos trabalhar em dupla. Por não ter internet para todos, buscamos essa saída para aplicar as atividades.


#5. Além do Creator, quais programas vocês também usam?

Estamos trabalhando com duas bibliotecas: os softwares educacionais e o Creator4all Lab. Em relação ao Lab, acredito que eles tenham utilizado as ferramentas do Creator e transformaram tudo em forma de atividades que já tinham nos softwares educacionais, deixando o programa mais completo.


Por exemplo, na Biblioteca Educacional tem uma ou duas atividades sobre determinado tema. Já no software da Multimídia tem muito mais opções lições para abordar esse tema, no mínimo 200 atividades.


#6. Você deseja compartilhar alguma experiência sobre o uso da sua tecnologia na educação?

No início da parceria, nós inauguramos um projeto no final do ano, o Amigo Solidário, que trabalha só atividades que falam de amor, carinho, respeito, entre outras, e no final eles ganham um certificado.


O feedback que ouço é que muitos ainda possuem esse certificado. Os pais e até mesmo diretoras relatam que o desempenho dos alunos melhorou através das aulas de informática.


Inclusive, temos uma pessoa na equipe que foi nossa aluna.



ree

Renato Gambini — Reside na cidade de Avaré, no estado de São Paulo, e exerce o cargo de coordenador na empresa Wap.


É formado em Pedagogia, em Magistério e bacharel em Direito. Em 2004, iniciou o trabalho na área de informática educacional como monitor.


 
 
 

Comentários


Mais recentes

bottom of page