Entrevista: Otimizando o Ensino de Reforço Escolar com o Livro Acelera Aprendiz
Vendo a dificuldade da irmã e dos amigos para serem alfabetizados, nasceu naquele momento, no coração da jovem Edivane Alves Teixeira dos Santos, o desejo de trilhar o caminho do ensino, de ajudar outras crianças a desbravarem o mundo das palavras e do conhecimento.
Edivane, que teve facilidade em ser alfabetizada, acreditava que se ajudasse desde a Educação Infantil, as crianças não chegariam ao final do Fundamental com essa defasagem no aprendizado. Hoje, ela trabalha como professora na E.M. Luiz Dorini, de Rancharia, no projeto de intensificação de aprendizagem: o reforço.
Nesta entrevista, a docente explica sobre o projeto e a importância da utilização do livro Acelera Aprendiz.
#1. Quais são os desafios como professora de reforço?
O desafio está em lidar com crianças, às vezes desmotivadas, que acreditam que não podem aprender. E que frequentemente são menosprezadas por outras crianças, sentindo-se incapazes.
No começo, o meu maior desafio no reforço era esse: fazer a criança acreditar nela mesma, na sua capacidade. Eu sempre afirmo a elas que são capazes.
#2. Qual é o processo para iniciar no reforço?
No início do ano, a escola aplica uma avaliação diagnóstica para identificar qual é o nível de aprendizado da criança. Dessa forma, conseguimos entender a real necessidade do estudante: se é Português ou Matemática.
Feito isso, preparo a aula de acordo com a necessidade do momento. Quando se tem um material pedagógico adequado para trabalhar, o ensino avança e a aprendizagem se torna bem mais interessante.
#3. Por falar em material pedagógico, como o livro Acelera Aprendiz auxilia no processo de aprendizagem?
Contempla bons conteúdos e reflete a realidade da criança. Valoriza sua vivência, abordando aspectos que ela já traz de casa, como o de trabalhar com o próprio nome. Isso é muito significativo para elas e contribui para o desenvolvimento do aprendizado.
Também gosto muito da cor e do design do material. Ambos chamam muito a atenção das crianças. Elas sentem prazer em realizar as atividades. Não é algo difícil de fazer ou fora da realidade, mas também não é tão simples. É algo desafiador, mas possível. Assim, elas passam a gostar e a querer fazer mais e mais atividades.
#4. O que esse material didático difere do material regular?
Esse material deveria estar disponível inclusive para a Pré-Escola, porque é fácil para trabalhar no início da alfabetização, tem um bom espaçamento.
O seu diferencial está no fato de atender a necessidade da criança que está com defasagem no aprendizado. Por exemplo, comparado com outros livros com os quais já trabalhei, esse material muito me auxilia, permitindo que eu identifique a diferença do aprendizado em sala de aula.
O Acelera Aprendiz não é um material engessado, destaca-se pelo conteúdo relevante e abordagem atrativa. É um livro aberto que oferece diversas maneiras de trabalhar e avançar com o estudante.
#5. Qual é o principal benefício oferecido pelo Acelera Aprendiz?
Neste semestre, estou utilizando apenas o livro de Português. Quanto à alfabetização da criança, a parte mais interessante do livro está mais para o final, onde ficam os textos. Ali, a criança pode ser a autora da própria escrita e ter sua autonomia. Ela não faz apenas os exercícios propostos, mas também tem liberdade para reescrever o que pensou, o que mais gostou ou escrever a história que leu. E isso é excelente, pois não é muito trabalhado nos outros livros regulares.
#6. Como você prepara as aulas? Os estudantes estão gostando?
Estou encantada com o livro Acelera Aprendiz, tanto que já folheei todo.
Minhas aulas são preparadas de acordo com as dificuldades do estudante. Procuro utilizar o livro a favor do jovem para que ele possa progredir.
Para ser sincera, não sei dizer do que eles mais gostam, porque eles amam. Busco sempre desafiá-los, por exemplo, quando noto que eles começam a avançar, dão conta do alfabeto, em vez de escrever só a letra inicial, peço para escrever a sílaba.
#7. Como são as atividades do material didático?
O material é completo. Não preciso pesquisar atividades fora.
No próprio livro, é possível trabalhar vários elementos, criando atividades a partir das já existentes. Além dos textos, o material inclui rimas e jogos, como o bingo do alfabeto, que estimulam o aprendizado e o conhecimento das letras.
Edivane Alves Teixeira dos Santos - Formada em pedagogia, pós graduada em Psicopedagógia e Educação Inclusiva. Atua na rede municipal de ensino desde 2012 como professora da educação básica fund-I.
Hoje faz parte do grupo de apoio pedagógico "Reforço escolar"
Comments