top of page
| POST

Entrevista: O uso do Creator4all no projeto educacional de combate ao mosquito da dengue em Avaré



Conscientizar os jovens sobre os riscos da dengue é essencial. E o uso da tecnologia no combate ao mosquito é muito importante.


Com o aumento de casos de dengue no Brasil, escolas recebem e promovem ações de conscientização contra a dengue, exemplo disso é a Rede Municipal de Ensino de Avaré que promove o projeto "Dengue, aqui não!".


Para abordar o tema em sala de aula, laboratórios de informática de escolas municipais de Avaré utilizam o software Creator4all para desenvolverem atividades do programa. Neste, docentes utilizam vídeos explicativos e atividades educacionais que ensinam como prevenir a disseminação do mosquito Aedes Aegypti.


Para falar sobre o projeto e o uso do software Creator4all, a entrevista de hoje é com o coordenador na empresa Wap Consultoria, Renato Gambini.


#1. Quem sugeriu a utilização da plataforma Creator4all no projeto da dengue na Rede Municipal de Ensino de Avaré?


O projeto “Dengue” foi sugerido pela equipe de informática nos encontros do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Todo ano trabalhamos no projeto e, em virtude do aumento de casos, decidimos antecipar e dar início ao programa.


Todos os projetos são auxiliados pela equipe de supervisão da Secretaria Municipal de Avaré, e contamos com total apoio da secretária da Educação. 



#2. Como foi todo o processo?


Nos encontros do HTPC elaboramos atividades e projetos educacionais. Por meio de um pedido da secretária da Educação e da equipe de supervisão, elaboramos o projeto “Dengue, Não!” devido ao aumento de casos na cidade.


#3. Quais foram as dificuldades mencionadas pelo corpo docente e gestores?


Nós trabalhamos nas escolas municipais com diversos projetos educacionais, abordando temas transversais. Já temos o hábito de trabalhar utilizando a alfabetização, usando o laboratório de informática como um recurso complementar à sala de aula. As dificuldades são mínimas, porém, estamos sempre atentos aos resultados desse método.


#4. Como os jovens estão lidando com o projeto via on-line?


Em Avaré utilizamos o Creator4all e as bibliotecas educacionais de forma off-line, atendendo a necessidade de cada professor na sua unidade escolar. 


Nos encontros com os professores de informática existem muitos relatos da evolução dos estudantes que utilizam a tecnologia educacional. Diretores e a equipe pedagógica utilizam muito o recurso para a alfabetização.


#5. Você acredita no uso de tecnologia para envolver estudantes no combate à dengue?


Sim, pois as atividades que usamos nos computadores são desenvolvidas de uma maneira lúdica e prazerosa para o estudante, prendendo a atenção e, simultaneamente, ensinando a eles absorverem cada conteúdo.


#6. Qual a relevância de softwares educativos?


No município de Avaré, utilizamos os softwares educativos da empresa Multimídia Educacional, um software muito completo que atende todas as diretrizes e planos do Ministério da Educação (MEC). Todas as atividades estão em consonância com o aprendizado do estudante.


#7. Você conhece o “PlayCombate Aedes Aegypti” da Multimídia?


Não conhecemos o game educativo, mas já estamos em contato para adquirir e utilizar na finalização do projeto.






Renato Gambini —  Reside na cidade de Avaré, no estado de São Paulo, e exerce o cargo de coordenador na empresa Wap Consultoria. 


É formado em Pedagogia, em Magistério e bacharel em Direito. Em 2004, iniciou o trabalho na área de informática educacional como monitor.


64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mais recentes

bottom of page