ENTREVISTA: O especialista da nova interface do Creator4all
- Ana Paula Prati
- 22 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2023

Responsável por desenvolver produtos e recursos relacionados ao software Creator4all, o Desenvolvedor Pleno de Software e Tech Lead da Multimídia Educacional, Daniel Santos, apresenta as funcionalidades da plataforma e compartilha o quão gratificante é trabalhar na área da educação.
Nessa entrevista, o profissional também conta sobre as novidades que envolvem a plataforma.
#1. Quando iniciou sua jornada profissional na Multimídia Educacional?
Fui contratado como estagiário pela Multimídia em 2012. Em 2014, eu fui efetivado como CLT e, atualmente, exerço o cargo de Desenvolvedor Pleno de Software e Tech Lead.
#2. Quais suas demandas na empresa?
Fui contratado para produzir conteúdo educacional digital e depois entrei para a equipe de desenvolvimento.
Sou responsável desde o processo de concepção de novos produtos ou recursos até a parte de entrega ao cliente. Faço o acompanhamento e a revisão de todo o processo para entregar um produto de qualidade.
#3. Como funcionam os recursos da gamificação da plataforma Creator4all?
A gamificação é utilizada nos conteúdos educacionais com o intuito de engajar os estudantes.
Por ela ter elementos que despertam a competitividade, a sensação de se obter algo como se fosse uma recompensa, buscamos incluí-la nos nossos produtos digitais. Dessa forma, o usuário se envolve e aprende se divertindo.
#4. Você pode dar mais detalhes sobre a nova interface das trilhas de aprendizagem? A nova versão das trilhas de aprendizagem contém novos elementos visuais que despertam a atenção e engajamento dos estudantes. Ela está mais gamificada. Dentre as novas implementações, as que mais se destacam são a continuidade do cenário da trilha como fundo da aula, nova tela de feedback das atividades com animação de acertos e erros, destaque para fases específicas, elementos coloridos, melhor apresentação do progresso de realização da trilha com informações mais detalhadas sobre a pontuação e novos ícones indicativos dos conteúdos realizados etc.
Recursos que acompanham a trilha também foram incluídos tais como certificado de conclusão da trilha, ranking geral de todos os estudantes, etc. Para os professores, foram incluídas melhorias no fluxo de produção das trilhas tornando-a mais simples e fácil de usar.
#5. Os usuários, que não possuem o conhecimento sobre esses elementos, conseguirão entender tais mudanças? Sim, os novos elementos foram construídos pensando na simplicidade e facilidade de compreensão do usuário, apresentados de uma forma cuidadosamente organizada e clara. Os novos elementos capturam a atenção do usuário permitindo assim, uma melhor experiência no uso das trilhas.
#6. Como é trabalhar como uma ferramenta que atinge tantas pessoas, possibilitando o acesso à tecnologia? É muito satisfatório fazer parte de um projeto que ajuda milhares de pessoas.
Trabalhar com tecnologias educacionais é ter um entendimento que o processo de aprendizagem envolve várias abordagens para que o usuário tenha o melhor aproveitamento. Por isso, a plataforma dispõe de vários recursos onde o professor poderá escolher qual utilizar de acordo com as necessidades dos usuários.
A plataforma possui recursos de acessibilidade, diversos recursos de acompanhamento de aplicação de atividades, provas e acompanhamento de desempenho, gestão organizacional de escolas e turmas, aplicativos para quem não tem acesso à internet, etc. Os recursos permitem que os professores acompanhem e mensurem o aprendizado do usuário com a tecnologia educacional.

Daniel Santos — Reside na cidade de Álvares Machado, próximo a Presidente Prudente, no estado de São Paulo.
Formado em Gestão da Tecnologia da Informação, atua na empresa Multimídia Educacional desde 2012. Atualmente exerce o cargo de Desenvolvedor Pleno e Tech Lead.










Comentários