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Entrevista: Ensino da tecnologia e o aprendizado na prática



Com apenas 24 anos o desenvolvedor Full Stack da empresa Multimídia Educacional, Lucas Wesley, tem notório conhecimento e experiência em tecnologia.


Proativo e versátil, o profissional começou trabalhando com operação de sites, sistemas internos, website e, por fim, já exerceu a função de gestor de equipe, quando surgiu a proposta para compor a equipe da Multimídia como desenvolvedor Pleno.

Nesta entrevista, o profissional compartilha um pouco como tem sido sua experiência no projeto AMS (Articulação da Formação Profissional Média e Superior) do Centro Paula Souza e de sua jornada profissional.


#1. Quais são suas experiências na área?

Assim que entrei para a faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na Fatec de Presidente Prudente, comecei a participar de projetos e me interessei ainda mais pela área. Após o primeiro ano de curso, consegui meu primeiro emprego, na Griffo Comunicação, onde trabalhei por um ano. Depois, fui contratado para trabalhar em uma agência maior, na Oxigenweb: Agência de Marketing Digital e Criação de Sites, onde atuei por cerca de três anos.


Em outubro de 2021, por intermédio da professora da Fatec Ana Carolina Gracioso, recebi o convite para compor a equipe da Multimídia Educacional onde atuo em projetos relacionados a plataforma Creator4all.


#2. Quais são suas demandas em relação ao software Creator4all?

Minha função é criar recursos e fazer a manutenção da plataforma, atendendo demandas on-line e off-line.


#3. Você integra a equipe do projeto AMS em parceria da Multimídia Educacional com o Centro de Paula Souza? Como tem sido este trabalho?

Sim. Por meio do convênio firmado entre a Multimídia Educacional e o Centro Paula Souza, a empresa oferece horas de estágio aos alunos do AMS que cursam Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec de Presidente Prudente. Toda quarta, me reúno com os alunos e compartilho conhecimentos técnicos na área de desenvolvimento web, mas o projeto é mais amplo, contando também com um braço de testes de software e outro de robótica. Além de receber o treinamento, os alunos são desafiados a realizarem tarefas práticas do dia a dia da empresa.


#4. Qual é o método de aprendizagem utilizado?

Procuramos transferir o conteúdo apresentando e demandas reais para os estudantes. Apresentamos um problema e os alunos são estimulados a buscarem a solução, mas sempre estamos orientando, apontando quais caminhos seguir, o que pode e não pode ser feito.


Atualmente, por exemplo, eles estão trabalhado na implementação de um relatório que gera estatísticas sobre os tipos de atividades que existem nas aulas da plataforma Crator4all.


#5. Qual a sua percepção em relação à aprendizagem dos alunos?

Por serem adolescentes de 16 a 17 anos, da Escola Técnica Estadual (Etec), já possuem um certo conhecimento de tecnologia, mesmo não tendo noção de mercado.


Observei que eles ficam bastante empolgados com o conteúdo, principalmente com os problemas que, a princípio, não sabem resolver.


Para explicar a atividade, nós precisamos dar um passo atrás. Sinalizamos que o problema existe por tal motivo. Buscamos dar caminhos para que os alunos pensem e sejam estimulados a solucionar o problema, trazendo novas soluções.


Como nos reunimos toda semana, a bagagem experimental é interessante, trata-se de uma forma diferente de fazer o aluno entender e achar a solução para o problema. Eu gostaria de ter aprendido programação dessa forma. Teria sido bem mais estimulante!


#6. Você já tinha atuado próximo de adolescentes?

De adolescentes, não. No entanto, eu sempre gostei dessa parte de ensinar e a experiência está sendo produtiva, principalmente porque estou tendo a oportunidade de participar da formação de alunos que futuramente poderão vir a trabalhar conosco na empresa. Assim, já priorizamos as boas práticas de desenvolvimento e as tecnologias mais atuais.




Lucas Wesley — Formou-se em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela na Fatec de Presidente Prudente.


Reside na cidade de Presidente Prudente e atua como desenvolvedor Pleno Full Stack na empresa Multimídia Educacional. Trabalhou nas empresas Griffo Comunicação e a Oxigenweb: Agência de Marketing Digital e Criação de Sites.


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