Entrevista: Creator4all a caminho do Poder Legislativo

A educação é a semente da esperança, e é isso o que acredita o criador da Faculdade do Legislativo e CEO da Conexão Assessoria em Educação, professor João Maria de Lima. Ele afirma que, quando se planta a educação, ela está semeando a esperança de uma mudança na vida de muitas pessoas, seja na educação legislativa, básica ou universitária.
Nesse contexto, ferramentas tecnológicas como o Creator4all desempenham um papel fundamental para a evolução do ensino. Com uma abordagem interativa e inovadora, essa plataforma cria um ambiente de aprendizado dinâmico, alinhado às necessidades dos estudantes de hoje em dia.
Fruto da educação, que mudou seu destino e seu caminho, o CEO João, nesta entrevista, compartilha suas impressões sobre nosso software e planos para implementá-lo em seus projetos educacionais. “O Creator4all é algo em que eu acredito muito. Ele é capaz de mudar a educação para melhor, e tenho certeza que fará isso no legislativo”.
#1. Como iniciou a parceria com a Multimídia Educacional?
Eu fui diretor durante quatro anos da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e me tornei vice-presidente da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas, que abrange as escolas das assembleias de todo o Brasil, das câmaras municipais e dos tribunais de contas. Dei muitas palestras por todo o Brasil e me especializei em educação legislativa, que há mais de 30 anos capacita os servidores das assembleias e das câmaras para o processo e o trâmite do funcionamento da casa.
Entre essas formações, evidentemente, são oferecidos muitos cursos, e é aí que entra o Creator4all, que já atuava especificamente com o executivo, com as prefeituras. A partir de agora, ele também será oferecido para as câmaras municipais e para as assembleias legislativas.
#2. Quando a plataforma será implantada?
Estamos preparando nosso material para apresentar às câmaras, com o objetivo de que comece a funcionar ainda em 2025. Como ano passado ocorreu a eleição e haverá mudanças nessas casas, com a troca de direção prevista para janeiro, decidimos apresentar o nosso material já no início do novo mandato.
Por enquanto, estamos planejando e organizando tudo com antecedência para chegar com o produto definido e pronto.
#3. Para quais públicos os cursos são oferecidos e o que precisa ser destacado sobre o Creator neste projeto?
Esses cursos são inicialmente voltados para a capacitação de assessores, vereadores e servidores da casa. No entanto, é comum que as escolas legislativas também ofereçam vagas para a comunidade, permitindo que as pessoas tenham acesso aos serviços da casa e diminuindo a distância entre elas. Além disso, as escolas legislativas também promovem atividades relacionadas à cidadania, como jogos e gamificação, e envolvem estudantes da rede pública, especialmente do ensino médio. O papel de uma escola legislativa, portanto, é se aproximar da sociedade.
Precisamos destacar que a Multimídia Educacional está disponibilizando o Creator4all para as câmaras municipais. Até então, o software era utilizado apenas com os municípios, mas, a partir de agora, expandirá seu trabalho para o legislativo brasileiro.
#4. Quais são os pontos positivos do software Creator4all e o que mais atraiu a equipe a fechar a parceria?
Quando o Creator4all foi apresentado a mim, analisei o produto com a visão de um ex-diretor de escola. Disse à equipe, principalmente ao Eduardo, que o produto é bom; se ainda estivesse na direção de uma escola legislativa, contrataria esse serviço. E se eu, como ex-diretor, contrataria, isso significa que outros diretores também teriam interesse, pois é um produto de qualidade. Foi assim que a parceria aconteceu, porque analisei o produto e reconheci o seu valor.
#5. Qual é a grande vantagem do Creator4all?
O primeiro diferencial é a sensibilidade das pessoas por trás da tecnologia, que são educadores. O segundo ponto é o poder de customização do produto; ou seja, podemos personalizá-lo para atender às demandas específicas de cada empresa ou instituição que nos contratar.
Isso significa que poderemos adaptar de acordo com os interesses e criar, por exemplo, uma trilha de cidadania, abordando temas específicos. No caso do Rio Grande do Norte, um estado onde as mulheres têm um protagonismo muito forte na política, podemos criar um jogo ou uma gamificação que inclua essas figuras femininas, como Nísia Floresta e tantas outras, como Alzira Soriano, a primeira prefeita eleita da América Latina.
Nós temos diversas possibilidades de criar um produto totalmente customizado para o município e para o estado. Portanto, essa flexibilidade que o Creator4all proporciona é também uma grande vantagem. Quando você tem uma boa tecnologia, apoiada por uma equipe sensível e formada por educadores, e ainda pode atender a demandas específicas e customizar o produto, você atende a todos os requisitos necessários.
#6. O que você acha da tecnologia na educação?
A pandemia mostrou que a educação brasileira, de maneira geral, estava muito aquém de outros países mais desenvolvidos. Quando nos deparamos com o fechamento das escolas, o professor, acostumado a dar aulas no quadro, teve que se adaptar rapidamente ao uso do computador, mesmo que não tivesse muita familiaridade com a tecnologia. Esse cenário gerou grandes dificuldades, pois temos uma geração de professores, na maioria, composta por imigrantes digitais, enquanto os estudantes são nativos digitais.
É aí que está a vantagem dos produtos da Creator4all, que, além do produto, inclui serviço, atendimento e capacitação. Isso é importante porque, se apenas o produto for entregue, o professor poderá se desesperar, pois não saberá como utilizá-lo. Até esse aspecto foi cuidadosamente planejado.
Como ainda estamos atrasados em termos de tecnologia e nem todos têm acesso a uma internet de qualidade, o Creator conta com uma solução para isso: funciona offline. O estudante pode baixar o conteúdo online, mas utilizá-lo sem conexão, o que facilita o acesso. A solução foi desenvolvida levando todos esses aspectos em consideração, e esse é um ponto crucial.
#7. Quais são os desafios a serem enfrentados?
O principal desafio é a resistência à tecnologia no legislativo, onde muitos servidores e vereadores, apesar de terem os celulares na palma da mão, não exploram todos os seus recursos. Mesmo com um produto simples e acessível, há receio em testar. No entanto, com capacitação, acredito que todos entenderão que a tecnologia é fácil de usar e não é um bicho de sete cabeças.
O objetivo de um educador, de pessoas que pensam em educação, é sempre oferecer uma melhor qualificação e levar educação para mais pessoas. Quando elaboramos um produto ou pensamos em um projeto, nosso objetivo é, claro, vender o produto. No entanto, não adianta vender algo que não realize ou entregue o que promete. Portanto, nosso objetivo maior com o Creator4all é capacitar os políticos e fortalecer o legislativo brasileiro.

João Maria de Lima — Consultor linguístico de empresas e pessoas de sucesso. Professor de língua portuguesa e redação há mais de 25 anos, atuando nos ensinos médio e superior. Mestre em Letras, autor de Desenrolando a língua portuguesa, Lições de português aplicadas ao Direito, Língua.com e A força da Palavra. Ghost writer e especialista em discursos políticos, escreve sobre linguagem, oratória, persuasão, comunicação e motivação.
Ministra cursos e palestras sobre Comunicação e Expressão e Redação Oficial em empresas e órgãos públicos, assim como é palestrante da União dos Vereadores do Brasil, onde desenvolve as temáticas Educação, Cidadania e Participação Política. É consultor da União dos Vereadores do RN, membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN e embaixador da Constituição em Miúdos.
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