Entrevista: como é possível aliar o digital no processo de ensino de química?
- Ana Paula Prati
- 18 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jun. de 2023

A utilização de recursos digitais pode ser um importante aliado a fim de melhorar o processo ensino-aprendizagem na disciplina de Química. Todavia, a transição do conteúdo físico para o digital precisa ser realizada de forma segura, correta e dinâmica.
Nesse cenário, contar com a experiência de profissionais especializados no tema, como é o caso da produtora de conteúdo Simone Cicillini, pós-graduada em Química, é essencial. Simone tem experiência na área de química de materiais, luminescência, complexos de rutênio e óxido nítrico.
Nesta entrevista, a parceira da Multimídia Educacional explica o processo de criação e adaptação de conteúdos para o ambiente digital.
#1. Como iniciou sua trajetória na Multimídia Educacional?
Conheci a Multímidia por intermédio do meu marido, soube que estavam precisando de um professor conteudista da área de Química e resolvi ajudar. Eu fui contratada para serviços pontuais e estou há quase um ano com essa parceria, produzindo conteúdo para a disciplina de Química.
#2. Como é a sua rotina de trabalho?
Elaborar conteúdo de prova para a disciplina de Química, para serem disponibilizadas na plataforma Creator4all. Comecei a produzir o conteúdo para o ensino fundamental, que depois expandiu para o ensino médio (do 1º ao 3º ano do ensino médio).
O trabalho requer pesquisa para a produção do material e adaptação para o formato digital.
#3. Como foi sua experiência com a plataforma?
Fiz o curso disponibilizado pela empresa Multimídia Educacional a fim de aprender sobre esse dispositivo tecnológico. Trata-se de um novo método de produção, e é novo para mim. Foi a minha primeira experiência criando conteúdo direcionado ao ambiente digital.
#4. Defina o Creat4all?
Uma plataforma que cede um leque de oportunidades para o método de aprendizagem. São múltiplas as funções que esta ferramenta oferece para tornar o ensino mais atrativo e dinâmico. Nós não temos a dimensão da quantidade de pessoas que podemos atingir, e isso é magnífico.
#5. Qual foi seu maior desafio?
A parte de criação foi tranquila porque eu conheço o tema. A surpresa se deu no uso da plataforma. Eu utilizo a ferramenta Word para elaborar o material, mas a revisão e reestruturação deste é feita dentro do software Creator4all.
É muito interessante ver o conteúdo pronto, principalmente da disciplina de Química, por conter muitas expressões, reações químicas e símbolos. Para mim, é muito diferente ver o conteúdo finalizado na plataforma, sinto-me grata por criar um conteúdo sob uma nova perspectiva.

Simone Cicillini é bacharel em Química com habilitação em Química Tecnológica e licenciatura em Química pela FFCLRP- Universidade de São Paulo. Pós-graduada (mestrado e doutorado) em Química Inorgânica pelo Departamento de Química da FFCLRP- Universidade de São Paulo. Residente em Ribeirão Preto e parceira da Multimídia no setor de produção de conteúdo, Cicillini detém pós-doutorado pelo Departamento de Química e Física da FCFRP- Universidade de São Paulo, além de vasta experiência em orientação de alunos de iniciação científica e experiência docente no ensino de química para Ensino Médio e Universitário.










Comentários